quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Across the Universe

Boa noite caros bloguistas.

Quando quero dizer uma ou duas palavras (que, no meu caso, como já sabemos, acabam por se transformar em centenas) sobre determinado filme, procuro não usar o título deste para título do post. Mas neste caso, "Across the Universe" já nos transporta para um lugar bonito e original o suficiente, penso eu... Se não concordarem, óbvio que me podem bater (mas com muito carinho, claramente).

O meu contacto com este filme foi algo curioso. Começou com um amigo a dizer que TINHA que ver o filme (do qual nunca tinha ouvido falar antes) e explicou-me sucintamente que era um musical em memória a The Beatles. Talvez seja uma lacuna minha, mas nunca me senti grandemente próxima da música destes senhores (até agora,for sure!). Não tive um entusiasmo grande, e acabei por deixar escapar o filme dos cinemas. Alguns meses mais tarde, na FNAC, vi a capa de um DVD que me chamou à atenção... São capazes de adivinhar de que era? Muito bem! Foi a primeira vez que tive vontade de o ver... Mas certas crises financeiras impediram esta pobre estudante fora da sua cidade natal e a viver na capital de comprar o dito cujo.

Alguns meses mais tarde (começa a soar muito repetitivo?) a minha pessoa e a sua colega de casa decidiram inscrever-se (reli esta última expressão e não me soa bem, mas vou seguir em frente como se nada fosse) no videoclub Blockbuster que, antes de vir para Lisboa, era uma espécie de mito de que só ouvia falar em filmes americanos (oh god, que campónia do pior...). Como todos sabem (e agora eu também já sei) lá existe uma campanha muito fofa chamada "Ex-Aluguer" onde comprei o filmaço a um preço bastante apetecível. Aguentei 3 dias sem o ver, até que não deu mais. As expectativas eram grandes, e não fiquei desapontada. Viciei-me como se não houvesse amanhã em músicas como "Strawberry Fields", "Hey Jude", "Blackbird", "All my loving" (ou "all my lóvin) no sotaque delicioso de Jim Sturgess, o nosso Jude, cuja voz me encanta) ou (quem diria!!) "Across the Universe"...

A minha oportunidade a The Beatles foi esta, e a minha vénia aos compositores destas músicas que agora tanto me encantam. No entanto, batam-me se quiserem: tentei ouvir as originais, mas o meu verdadeiro vício está nas versões do filme:P

Já me alonguei sem desvendar um pouco mais sobre o filme. Digo apenas que é uma história de amor que surge num acaso, sobrepondo-se a desgostos, traições e amizades. O cenário é uma América cheia de tensão pela guerra do Vietname, e propícia a que surgissem novos ideais, e revoluções políticas inevitáveis. É psicadélico, revolucionário, louco, turbulento, um pequeno rebuçado para os olhos e ouvidos (seja lá o que isso for:P).

Como disse Roger Ebert, "é o tipo de filme que quererá ver uma e outra vez, como se ouvisse o seu disco preferido". Digo o mesmo da banda sonora original que, sem dúvida, já ouvi uma e outra vez:)

(O facto do Bono ter uma pequena participação não influenciou em nada a minha opinião sobre o filme, juro:P)

Para mais informações, consultem http://www.imdb.com/title/tt0445922/ e claro, vejam o filme! (Podem-me contactar para empréstimos com preço negociável:P)



X.O.X.O with "All my lovin'":P

Lucy (in the sky with diamonds:D)

5 comentários:

  1. ainda bem André.. porque eu já ia meter na minha.. xD

    ResponderEliminar
  2. Alguem me emprestou o DVD e eu vou veeeer...
    Deixo aqui alguém a cantar a banda sonora do filme!
    http://seca-oficial.blogspot.com/2008/11/desafio-seca.html

    ResponderEliminar
  3. Há quem cante melhor que essa gaja a banda sonora do filme:P MUITO melhor, mas fiquemo-nos por aqui XD

    ResponderEliminar
  4. Eu já vi e adorei... :')
    O filme está excelente! Gostei muito do enredo em si, assim como da contextualização histórica e social. As músicas encaixam muito bem na situação que as personagens vivem naquele instante.
    Gostava de ter vivido nesta época de revolução! :D
    Beatles, a banda sonora de uma geração. Sem dúvida!

    ResponderEliminar