Boa tarde:)
Quando fiz 18 anos, sabia que era altura de me apresentar à sociedade como membro votante de Portugal. Mas não sabia lá muito bem como se tratava do cartão de eleitor.
"Ah, tens que ir à Junta de Freguesia preencher uns papéis"-diziam uns. Preencher papéis? Passa lá essa tarefa para o mês que vem. "Ah, aquilo nem tem muito que escrever, mas estive imenso tempo à espera"-diziam outros. Em plena altura de aulas não dava jeito. Passa lá para as próximas férias. "Ah, por agora não estão a aceitar"-avisavam. E eis que faço 19 anos e começa outro ano lectivo. "Ah, que os horários daquilo são complicados! Acho que só está aberto umas 2 horas por dia...E é de manhã!". Não sou pessoa para resolver coisas de manhã... E faço 20. "Espera... Tens 20 e ainda não estás recenseada?? Acho que já vais ter que pagar uma multa!"-amedrontavam-me outros. E continuou a não ajudar...
21... [Não quero pagar uma multa! Vou ou não vou? Mas... Só estou na minha terra aos fins de semana e não dá!]
22... [Arg!! Não posso deixar passar mais isto! Que estupidez! Que irresponsabilidade!]
E lá fui. Esperei 30 segundos, a senhora pediu-me o BI, e escreveu os meus dados num bocado de cartolina branca. Era o cartão... Só isto?? Juro que se soubesse tinha ido mais cedo... E não, não houve multa (só emocional, porque continuei a sentir-me irresponsável e parva uns tempos... :X)
E pronto, ontem foi o meu primeiro voto. Estão orgulhosos de mim, estão?:X [Sim, não ia deixar passar em claro este marco importante da minha vida. Só da minha, porque não tenho grande fé que seja um muito relevante na vida de Portugal.]
XOXO,
Adek, a politicamente irresponsável...
PS: Não percebo porque é que ainda não arranjaram maneira de se votar pela internet, ou coisa que o valha. Já transferimos dinheiro, já fazemos compras e outras coisas do catano através dessas tecnologias, mas para votar, ou desmarcamos tudo o que esteja combinado fora da terrinha onde estamos recenseados, ou não votamos. Não admira que haja tanta gente a faltar!
PPS: Este post vai sem imagem. Apesar do nome dele, não é preguicite aguda. Mas ao escolher onde colocar a foto bonitinha que tinha escolhido, deparei-me (como sempre) com: "Centro", "Direita", "Esquerda"... Já tive politiquices que cheguem para uma semana no dia de ontem :P (Mas talvez amanhã já me sinta preparada de novo:P)
*