HISTÓRIA CLÍNICA
(Para terem ideia de como o meu dia a dia é divertido:X)
Identificação:
Adek, 23 anos, solteira, estudante, natural de Viseu e residente em Lisboa.
Data de internamento:
Ainda não foi internada, e espera que não seja preciso.
Motivo de internamento (Vamos fingir que fui mesmo internada, senão não tem piada):
Pesadelos recorrentes com "a onda"(sic).
História da Doença Actual:
Adek, aparentemente saudável até há um ano atrás, altura em que refere conversa de circustância com um colega de turma, e ele lhe dá a indicação "procura 2012 no Google" (sic). A doente obedeceu, e acedeu ao primeiro site que apareceu na pesquisa. Este ligou a um vídeo que não só usa a música de um filme que já previamente a tinha assustado, como mostra uma onda gigante que leva tudo à frente. Nessa noite, a doente refere ter tido pesadelos dolorosos (grau 8/10). O pesadelo aliviou com o despertar, mas recorreu frequentemente no ano seguinte (não sabe especificar ao certo quantas vezes, mas afirma que pelo menos uma vez por mês). Não toma qualquer medicação. Há cerca de meio ano passou a apelidar os pesadelos de "sonhos maus com A ONDA", e "a onda" passou a ser expressão recorrente em conversas com pessoas conhecedoras dos espidódios referidos. Recentemente houve algum agravamento, com maior recorrência dos episódios, que a doente relaciona com a estreia do filme "2012", cada vez mais próxima. É ainda importante referir que a doente não espera que o filme seja uma grande coisa, mas acredita que o visionamento seja importante para diminuir a frequência dos episódios.
Como sintomas acompanhantes deste quadro, surgem palpitações, insónia, calafrios. suores nocturnos e impulso inexplicável para ver filmes fracos (dá como exemplo "Amor Por Acaso" na semana passada). Refere ainda alterações do humor depois destes episódios (principalmente quando acorda a chorar desalmadamente depois de sonhar com um telefonema para a mãe, a despedir-se, quando percebe que "a onda" se está a aproximar de Lisboa e de Viseu não). Nega alterações do peso [salvo um kilinho a mais ou menos consoante vai muito ou pouco ao Chili's], cefaleias, lipotimia, síncope ou alterações do apetite.
Antecedentes pessoais:
Refere várias amigdalites enquanto criança. Nega as doenças exantemáticas da infância. Nega pneumonia e tuberculose. Nunca foi internada, nunca sofreu traumatismos nem foi submetida a cirurgias ou transfusões sanguíneas. É alérgica a pêssegos e pimentos. Tem as vacinas em dia. Não toma a vacina da gripe sazonal e por isso provavelmente também não vai tomar a da gripe A. Nega hábitos tabágicos, alcoólicos ou outros tóxicos. Gostaria de negas hábitos xantínicos, mas recentemente bebe 1 café por dia e 2 chávenas de chá verde. Mantem uma dieta equilibrada (cof cof) e faz IMENSO exercício físico (cof cof again... :X). Refere episódios prévios de pesadelos recorrentes mas com tema diferente: Popota. Ultimamente os pesadelos com a onda vão intercalando com o "Weee geee weeegeeee" desta personagem.
Antecedentes familiares:
Pais da doente têm 42 e 41 anos desde que esta teve que começar a preencher fichas de identificação para os professores na escola. Mantiveram esta idade, até a doente se convencer a decorar as idades reais dos progenitores (e acha que é 51 o pai e 50 a mãe, mas não tem bem a certeza :X). Ambos sofrem de paciência quase infinita para aturar a doente, e são muito fofinhos para ela. Sustentam-na desde que nasceu, e assim continuará por mais dois anos. Não tem irmãos.
Exame Objectivo:
Doente extremamente lúcida, vigil, colaborante, divertida, engraçada, amorosa e que apetece abraçar. IMC de 23 Kg/m2, giríssima, sem alterações à auscultação pulmonar ou cardíaca. Temperatura timpanica de 36,5º C. Pulso de 55 bpm. (blá blá, 5 páginas disto...)
Hipóteses Diagnósticas:
Acho que não quero saber XD
BeijinhoS!*
olá adek! à cerca de 8 meses falaram-me do nibiru durante uma festa: "lands book, quando chegares a casa vai ver o que é o niribu". no dia seguinte lá acabei por pesquisar na net (sempre a pensar que quem me disse estaria a brincar ou já com algum efeito secundário) e o desfecho do tema era relativamente a base deste video... será verdade?
ResponderEliminar* ;)
Eu tambem sofro de "paciência quase infinita" (sic). :P
ResponderEliminarnão é niribu mas sim nibiru! lol
ResponderEliminarLands Book: LOL! Se for verdade, já estarei prevenida. E com o que sofro nos meus pesadelos, qualquer realidade não seria pior XD ehehe "nibiru", portanto... Ainda não tinha ouvido essa referência!
ResponderEliminarAF: Mas tu não és obrigado:P Tu gostas, admite lá!:P
Beijinhos*
Admito. O que faz de mim um doente que padece de uma doença ainda mais grave!
ResponderEliminarTu é que és o verdadeiro PACIENTE!:P
ResponderEliminar"Pesadelos recorrentes com "a onda"(sic)."
ResponderEliminaré um programa? tenho de ver isso :P
sim sim, e também tenho facebook :P mas o que gosto no hi5 é que dá para personalizar a página, coisa q nao da p fazer no hi5! =/
ResponderEliminarbeijinho
AVALIAÇÃO
ResponderEliminarHISTÓRIA CLÍNICA
Relatório excelentemente elaborado, tocando todos os pontos vitais e mortais.
Nota: 20 valores
Diagnóstico: Não sobrevalorizar os sonhos recorrentes da paciente ou em alternativa, fazer-lhe uma lavagem cerebral.
Nota:a presidente deste júri tem um problema de saúde mental de valor médico muitíssimo superior, o perigo de um ratinho trepar-lhe pelas pernas e causar-lhe um ataque cardíaco fulminante é hipótese a considerar antes de 2012
A PRESIDENTE DO JÚRI
A KE BEIJA VESTIDA
Rosie Dunne: LOL! Não, "sic" é o que escrevemos para esclarecer que é uma citação:) Na SIC só vejo mesmo Ídolos:P
ResponderEliminarClaudjinha: Pois! Já não ligo muito aos dois XD
Maria Teresa: Mais uma vez um comentário à altura:P eheh Obrigada!
Beijinhos para todos*
Excelente relatório, o teu coordenador cliníco, dava-te nota alta concerteza. Mas será que sabes o que é o esternocleiodomastoideu?
ResponderEliminarNão vale ir à Wikipédia.
Um Beijo
Ai, o que eu me ri agora. Principalmente no "divertida, engraçada, amorosa e que apetece abraçar" xD No entanto, prefiro a história clínica da dona N.M.C.C., porque ela tinha montes de doenças fixes :P
ResponderEliminarErgela: O esternocleidomastoideu ficou logo despachado no primeiro ano! (E já tinha aprendido o que era nuns fascículos sobre o corpo humano que comprava em miúda...)
ResponderEliminarRitinha: Essa foi uma história muito "engraçada", sem dúvida... Mas nessa consegui por hipoteses diagnosticas decentes:P
Beijinhos!*
Ahahaha que linda!! "Refere episódios prévios de pesadelos recorrentes mas com tema diferente: Popota. Ultimamente os pesadelos com a onda vão intercalando com o "Weee geee weeegeeee" desta personagem." o que eu me ri com isto xD
ResponderEliminarEu uma vez estava a ver o Canal História e por "sorte" a minha estava a dar um programa sobre 2012, de 3 HORAS, 3!! A Daniela ia ficando maluquinha nesse dia... era ela e a mãe. Mas felizmente ficou tudo bem :)
Beijinhs**
Li e reli o relatório e dada a minha adequada formação em Antropologia não me parece que o teu caso seja grave. Ou seja, há esperança para ti. :)
ResponderEliminarCumprimentos.
ahahahahahahahahaahahahahahahahah, adorei este post....
ResponderEliminarmas vamos lá ver isso de o mundo acabar em 2012 é uma treta...lool, aproveitem mas é o dia a dia....;)
tu és demais gaja essa tua imaginação...OLHAAAA A ONDAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!
SOS SOS SOS SOS.....lool
bjux
Nota 20 para este post! Fartei-me de rir! Quanto à onda, não sabes nadar? :) Vê lá se começas a sonhar com um belo nadador salvador, sempre é mais agradável! Beijinhos e bons sonhos!
ResponderEliminarD*: xiii..aguentaste 3 horas? E também mostraram alguma onda lá?:P
ResponderEliminarJoaquim Lucas: Ah, fico mais descansada!:P (E ajudou muito desabafar aqui...esta noite já não houve "a onda" para ninguém...
Asiram: Mas vai lá dizer isso aos meus sonhos! Acho que eles estão convencidíssimos de que é o fim... E ainda nem em 2010 estamos! ehehe
Ana Rita Gomes: Ainda bem que fiz alguém rir:D Eu sei nadar, sim... Mas aposto que com uma onda tão grande iriam estar muitos tubarões a mordiscar-me os pés... :P Um nadador salvador, com a música do genérico de "Baywatch" em fundo não me parece nada mal!
Beijinhos para toods*
És filha única??? Bem vindaaa!!! =D
ResponderEliminarSó por causa das coisas acho que vou querer ver esse filme, mas espero que não seja a banhada que foi o doomsday.
ResponderEliminarFabi: Sou sim!:D
ResponderEliminarOlhos Dourados: ehehe Acho que ninguém pode prometer nada... Mas o "Day After Tomorrow" até se viu bem (na minha opinião...na de muita malta que viu comigo, não! XD). Boa sorte! ehehe
Beijinhos*
aaaah lol já descobri uma coisa hoje!
ResponderEliminare é assim que se descobrem umas coisas giras sobre ti!
ResponderEliminarRosie Dunne: ehehe Não é uma coisa lá muito importante, mas sempre é uma coisa!:P
ResponderEliminarLia: Ainda bem que as consideras "giras":D
Beijinhos!*
Bem queriada Adek... deixas-me sem palavras...
ResponderEliminareste post fi muito bom, pena que o mundo efectivamente n va acabar.. temos pena... lol
mas deveriaos ter cuidado com temas tipo mudancas de clima e gases estufa...
mas claro como agora ja temos o obama para resolver tudo nao devemos estar preocupados. ou sim?
Espero que esse pesadelo termine pronto... lol
viver a vida deve sero objectivo...
É curioso falares do filme 2012 porque o escolhi para destaque no espaço dos trailers do meu blogue... :p
ResponderEliminarEspero que não tenha agravado os teus pesadelos. :D
**
2012... ME-DO :p
ResponderEliminarOscar Tomé: Hey! Eu não tenho pena que o mundo vá acabar:P Senão não chamaria pesadelo à "onda":P De qualquer forma, eu vivo bem a minha vida:D E por isso é que entro em pânico nos meus sonhos se me parece que a vou perder!
ResponderEliminarSaga: Não... Há já 3 noites que não sonho com "a onda". O facto de haver posters do filme espalhados pela cidade deve ajudar... Já é banal:P
Hermione: ehehe Vai tudo correr bem XD
Beijinho*
Muito provavelmente o filme é uma banhada, pq eu tenho a mania que os filmes que vêm publicitados nos autocarros nunca prestam.
ResponderEliminarNo entanto, ainda n o vi e pode ser que me engane :x
Dexter: Falta pouco para descobrirmos se é bom ou não. E eu vou ver, sem dúvida! ehehe (Mas também não estou com grande fé XD). Beijinho*
ResponderEliminardesculpa se dei a entender que era uma pena que o mundo acabasse... lol... longe disso
ResponderEliminarPor acaso o que eu queria dizer também era: Eu não tenho pena que o mundo NÃO vá acabar XD Grande confusão... I like it here:D*
ResponderEliminarahahah
ResponderEliminarEstás louca mulher. :P
S*: É esse o teu diagnóstico definitivo para mim?:P Beijinho!*
ResponderEliminarOh pa, liiiindo. Nem acredito que te deste ao trabalho de contar isso em forma de HC. Adorei! xD
ResponderEliminarse vais pela 'onda'..ainda acabas internada.. xD
ResponderEliminarAfinal, quem é o médico da paciente?
ResponderEliminarQue cambada de "atrasados mentais"...diagnósticos errados, pareceres e conselhos infernais..(agora compreendo porque é que tantos batem a bota..)
Meus senhores, analisemos calmamente a paciente:
Sofre de insónias, quando dorme tem pesadelos com a onda(claro, se o caminho para Viseu é todo ás ondas...)tem sintomas de alucinações ( é evidente tem um doido a correr atrás dela..) Sofre também de palpitações e tem...23 anos!Conclusão, meus senhores (nabos..) a paciente sofre de "PAIXONITE AGUDA".
Passa, muito antes de 2012!!!!
Graça
Mimo para ti. :p
ResponderEliminar**
Cat: eheheh É o hábito:X lol
ResponderEliminarLois: Vamos lá ver se não XD
Graça Pereira: comentário 5 estrelas! ehehe Mas espero que esse diagnóstico não se resolva até 2012... :P
Saga: Thanks, honey!! Vou responder mal possa:D*
Beijinhos*
AHAHAH acho que me ri tanto que acabei de rebentar um pilar do diafragma xD
ResponderEliminarBeijito minha malucaaa!*
Walker woman, querida, vê lá se precisas de história clínica também XD BEijocaaa*
ResponderEliminarEpah, estou cheia de prurido. ONDE ESTÁ A LISTA DE PROBLEMAS? Oh Ana Lúcia... :p
ResponderEliminar