terça-feira, 20 de agosto de 2013

Querida Nonô #12 - A message in a bottle

No outro dia estava a dar na tv um filme que sempre fez a mamã sentir-se um pouco nostálgica. Ok, é um filme baseado numa história de Nicholas Sparks, e desde que conheci mais historias dele, os twists perdem sempre um pouco de efeito, já que há sempre uma morte trágica. Mas para o contexto, temos que perceber que esta foi a primeira história dele que conheci, e convenhamos que, para quem não esperava nada daquilo, a morte do protagonista da história de amor a que estamos a assistir nos deixa de boca aberta.

É uma história de amor por um lado diferente, mas na sua essência é como a nossa: um amor incondicional, e uma perda cheia de impotência e frustração. Garrett e Catherine. Garrett não consegue lidar com a saudade da melhor maneira, fica revoltado, e tenta não deixar partir o sentimento que os une, enviando cartas a Catherine pelo mar, dentro de garrafas. Compreendo bem a necessidade de conversar com quem já foi, e eu não envio mensagens em garrafas para o mar, mas escrevo-te aqui, falo contigo, e espero por respostas. Por sinais.

Theresa é uma jornalista que descobre as garrafas, e tenta encontrar o remetente de tão puras missivas de amor. Inevitavelmente inicia-se uma nova história de amor, cujos passos, no final, levam Garrett, no seu percurso para largar uma última carta a Catherine, a despedir-se. A paz com que Theresa lida com a perda é inspiradora. Desde que vi o filme, desejei ter a força dela, poder dizer o que ela dizia se algo semelhante me acontecesse. Aconteceu-me uma das piores perdas que posso imaginar... E de repente, o filme faz ainda mais sentido. Vou deixar aqui as citações que mais me tocam, para jamais serem esquecidas (como tu não serás!):

“Nothing that’s worthwhile is ever easy. Remember that.” 

“True love is rare, and it's the only thing that gives life real meaning.”

“This is not a goodbye, my darling, this is a thank you. Thank you for coming into my life and giving me joy, thank you for loving me and receiving my love in return. Thank you for the memories I will cherish forever. But most of all, thank you for showing me that there will come a time when I can eventually let you go."

“At night, when I am alone, I call for you, and whenever my ache seems to be the greatest, you still seem to find a way to return to me.”

"If some lives form a perfect circle, others take shape in ways we cannot predict or always understand. Loss has been part of my journey. But it has also shown me what is precious. So has a love for which I can only be grateful. ” 

“I watch with a breaking heart as you slowly fade away” 

“I don't know if spirits do indeed roam the world, but even if they do, I will sense your presence everywhere. When I listen to the ocean, it will be your whispers; when I see a dazzling sunset, it will be your image in the sky.”

Faz hoje 2 meses que nasceste... e tão rápido fará 2 meses que nos deixaste... Parabéns, minha princesinha!







2 comentários:

  1. Parabéns para a tua princesa... ela irá sempre recebendo estas tuas mensagens engarrafadas. :')

    ResponderEliminar