sexta-feira, 9 de outubro de 2009

No Serviço de Urgência...


Bom dia darlings!


Já que falo tanto em Hospitais, aqui fica um pequeno episódio bem triste que o meu pai partilhou comigo no outro dia. Uma senhora sentiu-se mal, foi às Urgências. Depois da característica espera, lá foi examinada e foi para casa com a medicação recomendada. Tomou os comprimidinhos todos conforme era suposto, mas sem melhoras, até que teve uma nova crise (não sei ao certo o que se passava com ela). Lá foi novamente ao Serviço de Urgência (mas bem pior do que da segunda vez...).


Mais espera...


Mais espera...


5 horas de espera. E a senhora a sentir-se cada vez pior.


Por fim, lá a atenderam, e quando pegaram na suposta ficha dela perceberam que tinha havido uma troca: "Ah! Nem sequer levou a receita com os medicamentos certos! Ai que disparate..."


Nesta fase começou uma grande correria para tentarem resolver aquele problema, mas já não foi a tempo. A senhora acabou por morrer nos braços da filha, no corredor do Serviço, um pouco depois...


Quanto mais avanço no curso, mais vou compreendendo como é difícil estar do outro lado das queixas das esperas e das falhas. Mas se calhar há certos erros que não deviam ser cometidos, certo? Só que somos humanos, e a possibilidade de erro está sempre lá... MAS como diz o cliché, quem lida com a Saúde tem vidas humanas na mão, por isso TEM que errar menos! Hmmmm... É um tema tão complicado!


Confesso que me fazem confusão as intermináveis histórias de pessoas que foram tratadas com má educação, e por pior que esteja a ser o dia do profissional de saúde, por mais cansado que esteja, por pior que tenha sido o doente anterior, "ainda" não compreendo (espero com o tempo não cair nisso, também!). Mas alguns tipos de falhas que podem acontecer tão facilmente!... assustam-me. Muito. Tanto por acontecerem todos os dias por aí a pessoas que conheço (ou não), como por estar TÃO sujeita a que um dia eu as faça também. E não queria!


[E por isso deixem-me lá treinar para os Bancos de Urgência de 24 horas agora, fazendo directas a estudar, antes dos exames!]


Beijinhos!

Ana

41 comentários:

  1. Minha querida, ainda bem que estas dúvidas lhe surgem, são reflexo de como é uma jovem senhora responsável e isso vai transformá-la numa óptima profissional.
    Quando se tem que lidar directamente com pessoas é preciso deixarmos os nossos problemas em "casa" e isso, por muito que custe, consegue-se, caso contrário estamos na profissão errada.

    ResponderEliminar
  2. O comentário anterior ficou inacabado.
    Vá em frente que o FUTURO, aguarda ansiosamente por si e por outros responsáveis como a Ana
    Beijinhos embrulhados

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa: Espero que sim, que um dia consiga lidar da melhor forma com este género de situações. Existe quem consiga, mas no universo de médicos com quem lidamos durante o curso, esses são tão poucos, que quase automaticamente se tornam nos nossos heróis e acabamos por decorar os nomes deles como exemplos a seguir. Vamos lá ver o que o futuro nos traz! Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, e sem menosprezar as outras profissões (longe disso), acho que Direito e Medicina são as que têm mais responsabilidades. Mas especialmente Medicina.

    É certo que nós como advogados lidamos diariamente com a liberdade das pessoas. Dos seus problemas pessoais. As pessoas depositam a confiança em nós...temos smp que ter isso na cabeça senão somos maus profissionais.

    No entanto, na Medicina lida-se com o bem máximo: a vida humana! E por mais que custe, é imperativo não errar. É claro que erros acontecem e ninguém pode ser crucificado por isso, pq hoje és tu e amanhã posso ser eu. Mas a margem de erro é mto mais pequena...

    ResponderEliminar
  5. Sim, Dexter, e por ter noção disso é que às vezes me assusto. Enquanto estudantes, é mais falta menos falta às teóricas, mais atraso menos atraso na entrega de um trabalho. Mas estou a aproximar-me a passos largos do final da vida de estudante e do início deste trabalho tão necessário... E assustam-me os erros médicos por negligência, tal como me assusta a forma como os profissionais de saúde são (lá está) crucificados por erros "legítimos"...

    (Eu substituiria "Medicina" por "Saúde", porque tanto é importante o médico, ao diagnosticar bem ou mal, como o enfermeiro, a dar ou não o apoio necessário e a pôr bem ou mal em prática o tratamento, como as auxiliares, que com ou sem uma palvra mais simpática, podem fazer toda a diferença para o doente).

    ResponderEliminar
  6. e assim que o nosso pais anda... enfim

    tem um optimo fim de semana =D

    beijoca

    ResponderEliminar
  7. Bolas, até me arrepiei!
    Não há nada como viver num lugar pacato, onde até o farmaceutico nos conhece e diz quando o medicamento está trocado...

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que devemos confiar nos médicos, porque afinal eles passaram imenso tempo a estudar, eles sabem o que fazem, e erros acontecem em todas as profissões! Se bem que quem anda nessa área tem que tem cuidado "redobrado".

    Ah sim eu quero muito ir a Coimbra ver o Bono *-* Nem acredito que vou vê-lo! Vá eu gosto dos 4, mas aquele senhor... ai ai!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. Moon Sun Girl: Pois... Resta acreditar que ainda podemos fazer qualquer coisinha para o mudar! Bom fim de semana para ti tb:D

    Olhos Dourados: Quando é assim realmente a confiança pode ser mais plena. Que sorte!

    D*: Claro, erros são inevitáveis. É ir tentando fazer o máximo para os evitar! (Eu vi-os em Alvalade da última vez e adorei:D)

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  10. Oh amiga, como eu te entendo.. Cada vez mais fico dividida entre os dois lados. Entre estar do lado dos médicos nas urgências e, não aceitar, mas até compreender que as pessoas ali atingem niveís de exaustão inimagináveis, que há pessoas com mais de 50 anos que ainda fazem bancos de 24horas, que há pessoas que operam com duas horas de sono em cima..e nesses momentos até parece compreensível que não a paciência não chegue para toda a gente.. Mas o outro lado que também já senti na pele (também já me prescreveram um antibiotico COMPLETAMENTE errado no HSM, sabias?) e não devia ser assim, há situações incompreensiveis, inaceitaveis..

    Eu vou tentar ser o melhor que conseguir e espeor que isso chegue!

    ResponderEliminar
  11. Aqui esta uma justificação para que medicina seja o curso mais difícil de entrar, com medias altíssimas.. só são permitidos os melhores para que a margem de erro inevitável, seja a mínima possível.
    Entendo teu medo pois eu também teria medo de cometer um erro fatal e a minha consciência andaria de rastos. Mas acho que o melhor mesmo e começar a pensar que vais dar o teu melhor e com o intuito de salvar vidas, sem medo a perder uma, pois se perderes uma que eu espero que não aconteça , podes muito bem pensar na quantidade de vidas que salvaste e vais salvar... Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. qd fores uma senhor doutora, ve se és daquelas boazinhas :)

    ResponderEliminar
  13. oh obrigada *
    espero que consigas :b

    ResponderEliminar
  14. É bom saber que te preocupas com esse tipo de coisas. É claro que errar é humano mas há erros e erros. Mas não tentes pensar "demais" nisso. Já viste muitos erros cometidos, nós aprendemos com os nossos erros e também com os dos outros, logo estarás mais alerta para certas situações, portanto só tens de te tornar uma boa profissional sem te "castigares" a pensar em erros que foram cometidos ou que tu podes cometer. Com um pouco de atitude, responsabilidade, atenção e profissionalismo tudo corre bem. Muita sorte!

    ResponderEliminar
  15. Eu hoje fiquei chocada quando uma profesora me falou de um número de crianças que morreu por causa das infecções trazidas por médicos e enfermeiros que não lavam as mãos! Mas tu vai ser uma médica boa! :P

    ResponderEliminar
  16. já me aconteceu estar uma vez nas urgências mesmo a cair para o lado e umas cinco horas depois, já me sentindo melhor, desistir e voltar para casa! na altura fiquei passada com aquilo, pois estavam so a deixar passar outras pessoas que não estavam muito piores que eu, mas sei que tambem deve ser muito dificil ser medico e que os erros que um empregado de uma outra profissão dá não se comparam ao que os erros dos médicos podem trazer.. é uma profissão mesmo muito complicada.. mas eu faço o possivel para confiar neles e ate agora, exceptuando essa situação, nunca tive razão de queixa...

    boa sorte, adekzinha... eu acredito que serás uma óptima médica! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Podia ter sido qualquer pessoa. É uma realidade chocante.
    Aconteceu uma coisa do género com a minha avó. No hospital disseram-lhe que não "tinha nada"... no dia a seguir, morreu em casa dela, sozinha, sem ninguém que a ouvisse, a tentar abrir a porta para pedir socorro. O INEM quando chegou esteve imenso tempo a atentar entrar em casa, porque ela estava a bloquear a porta do outro lado... já morta.

    É muito revoltante, e sempre que penso nisso aperta-se-me o coração.


    *

    ResponderEliminar
  18. A Saúde é uma área complicada, consequentemente sujeita a erros ou falhas! Como dizes, tem é que se procurar errar menos... e no futuro próximo, serás das que menos erram, certamente! Boa sorte! ;D

    ResponderEliminar
  19. Cat, é complicado pensarmos que já estamos tão perto de levar com essas responsabilidades em cima, não é?:S Não sabia desse erro na prescrição de AB, mas com as coisas que vemos por lá todos os dias, não é de admirar, right?:/ Temos que louvar ainda mais os bons médicos com quem nos vamos cruzando. Mas vais ser uma óptima médica, tenho a certeza:)

    Oscar Tomé: Parece-me um bom balanço a fazer. Atitude positiva, gosto disso:D

    Hermione: Prometo que vou dar tudo por tudo por isso:D

    Maria: You're welcome and thanks!

    Marz: Também gosto de pensar assim... Pelos menos os erros que me vou apercebendo que os outros cometem, tentarei não repetir! (É um pouco como algumas aulas de condução que tive: o prof punha-me no banco de trás só para o ouvir a corrigir os erros do aluno a conduzir...Dava sempre aulas a 2 pessoas de cada vez... Para poupar tempo, claro! mas por acaso acho que ajudou, analisar os erros com calma, sem a pressão de ser naba com carros e ter um volante na mão:P Thanks!

    Ritinha: É muito dramático, sem dúvida. Apraz-me mesmo arriscar que seria um tema para o qual deviam mobilizar mais a sociedade, não só em contexto de gripe A: a higiene!!:P

    Rosie Dunne: Se não tens mais razões de queixa do que uma longaaaa espera no SU, então tens sorte:) E espero que com esta geração de médicos (talvez ainda escreva um post com a minha teoria sobre isso =»acho que vamos ser "melhores":P) o número de pessoas satisfeitas também aumente!

    Gingerbread Girl: Nunca conheci a tua avó, mas lamento mesmo muito. Esse género de situações tocam-me muito profundamente e abalam-me mesmo (a hiperssensibilidade a que me referi no post anterior também está muito relacionada com situações assim). No futuro não sei como lidarei com uma morte por minha "culpa". Se eu tiver noção de que dei tudo por tudo, acho que ficarei em paz comigo mesma. Mas se a minha consciência me martelar "podias ter feito bem melhor!" não sei como vai ser. E sei que até hoje tive várias situações em que pensei isso. Só que até agora nunca ninguém morreu por minha causa....

    Bloguótico: Vou tentar, juro que vou! Obrigada:)

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  20. Ora aí está uma das coisas que mais me assusta no curso. Se nem nos exames acerto tudo, como é que vou fazê-lo quando estiver a trabalhar?? Enfim, mais vale não pensar nisso, é esforçarmo-nos ao máximo e darmos o nosso melhor.

    (desculpa a invasão de blog)
    C.S.
    (Um futuro colega de profissão :P)

    ResponderEliminar
  21. Quimeras: ora lá está... E nos exames em que a questão nem sequer é acertar tudo, mas acertar muito pouco? :P Enfim... (Não é invasão nenhuma, sê benvindo!). Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Todas os dias somos bombardeados com informação sobre negligência médica e casos graves que daí advêm. Todas as profissões estão sujeitas ao erro humano, mas quando se trata de lidar com a vida é pior.
    Não deves pensar nisso para já, mas é preciso que estejas atenta a estes casos para que melhores, no futuro, as tuas prestações.

    ResponderEliminar
  23. Se gostares daquilo que fazes com certeza encararás todas as dificuldades da melhor maneira possível, quanto aos erros todos estamos sujeitos, o importante é saberes que deste sempre o teu melhor.

    ResponderEliminar
  24. Mas resta-nos alterar isso :p

    A perpetuação da má educação de alguns profissionais de saúde tem que estar com os dias contados. Por isso, tenho a certeza que a malta que se está a formar neste momento é diferente. Eu quero acreditar que sim =)

    ResponderEliminar
  25. Saga: Pois... Vamos lá ver como corre!

    Anuska: É isso mesmo:) Se sentir que dei o meu melhor acho que a consciência me deixa em paz e isso é o mais importante;)

    In R: Eu também acho. Mesmo! E espero não estar enganada:P

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  26. olá! Que chatice,nunca me aconteceu algo do genero, sem ser o facto de esperar muito tempo
    Beijinhos e fica bem

    ResponderEliminar
  27. Jane Campbell: Tens tido sorte então:D Beijinho!*

    ResponderEliminar
  28. oh ADEK, são inúmeras as minhas queixas dos hospitais.. e é triste. é um desleixo, uma antipatia.. acho que não seguiram o curso correcto, muitos dos médicos.

    ResponderEliminar
  29. Muitas dessas queixas partem muito da falta de empatia para com os médicos. Se soubessem a exigência e carência de condições de trabalho que alguns têm de aguentar para proporcionar um bom serviço ao doente... E esse doente muitas vezes só tem duas atitudes: indiferença caso seja bem tratado (ei... o médico só está a fazer o trabalho dele) e queixas de todo o tipo caso algo não corra exactamente como ele quer. Do tipo: "doí-me a garganta. Pois tá claro que isto só lá vai com antibiótico!".

    Seja como for a adek está fadada a ser uma médica extraordinária. E vai-me dar todo o prazer ver o crescimento desta pessoa, a todos os níveis espectacular, numa médica que não será apenas "mais uma".

    *** para ela.

    ResponderEliminar
  30. Kikas: Pois... infelizmente parece-me que és o exemplo mais comum: doentes insatisfeitos:S Lamento...

    AF: You're the sweetest thing:P Espero mesmo que tenhas razão nesses teus "fados":D Love you* (Lame, eu sei:X xiuuuu)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  31. Que horror... tratar pessoas como trabalho. As pessoas são pessoas e merecem a nossa maior consideração.

    ResponderEliminar
  32. Já não é a primeira vez que ouço falar de negligência médica. Todos os dias ouvimos notícias sobre isso nos telejornais.

    Os médicos são seres humanos e como tal podem errar, mas é imperativo que não o façam. Até porque há erros e erros. Erros como aquele que descreveste de darem a receita errada à senhora ou enviarem uma grávida para casa porque não estava com cara de ir dar à luz (como já ouvi e o que resultou na morte do bébé dentro da barriga da própria mãe) acho imperdoável...

    Mas ao estares preocupada com isto só vai fazer de ti uma médica mais atenta e cuidadosa :-)

    Bjx

    ResponderEliminar
  33. dias maus qualquer um pode ter, e portanto se for apenas ocasional, apesar de lamentável, é normal acontecer. mas há alguns que parece que são mal educados porque não têm outra forma de estar na profissão...

    ResponderEliminar
  34. S*: Concordo, obviamente... E acho que haverá cada vez mais pessoas a concordar:)

    Aninhas: Infelizmente este género de notícias são mais vulgares do que deveriam...

    Afectado: É bem verdade! Espero mesmo que as coisas mudem!

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  35. Passei pra te agradecer o enorme comentário (risos)

    Bjosss

    ResponderEliminar
  36. Jota ene: Não foi enorme, mas foi sentido:P

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  37. Errar é humanos, mas sem dúvida que quando se lida com a vida e com a morte, o espaço para erros tem que ser muito menor...
    Não quero imaginar o que sentiu/sente essa filha, porque é revoltante...

    ResponderEliminar
  38. BÊ, é verdade... Penso muitas vezes nisso!:S*

    ResponderEliminar
  39. digamos q tenho sempre um pé atrás com os profissionais de saúde, pq já fui vítima de mtos erros! O pior foi ter andado meio ano com diagnostico de esclerose multipla a tomar injecções e no final não era nada disso,já para não falar das consequências psicológicas...

    ResponderEliminar
  40. Agirlcallednanda: acredito:/ Que horror! O meu avô também andou a ser medicado para Parkinson quando afinal o que ele tinha era uma depressão... Enfim! *

    ResponderEliminar