quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Pocahontas Azul:)


Pois, é, meus queridos. Voltei agora da 3ª vez (adoro-vos, MyZonCards e semelhantes) a ver o "Avatar". Decidi que ia escrever alguma coisa sobre o filme, mas agora que para aqui estou, ainda não decidi bem o quê...


Já li de tudo. Já vi malta que amou, que concorda com quem diz que marca uma viragem na História do cinema, já li pessoal que não achou nada de especial. Já li barbaridades como "O filme não faz sentido porque não há nenhuma personagem gay, o James Cameron é um preconceituoso" ou "Não havia nenhum Na'vi mauzão, a história perde a credibilidade toda com um povo tão bonzinho". Será que viram o mesmo filme que eu?


Como já disse algumas vezes, para mim foi mais do que um filme: foi uma experiência! (Que repetirei até me cansar). Fez-me, de certa forma, lembrar o "Into the Wild", em termos de algo que nunca irei fazer, mas me parece fascinante; e que mais me resta senão viver este género de experiências sob o ponto de vista de um autor de um livro, de um realizador de um filme? Nunca visitarei Pandora (com grande pena minha), nunca conhecerei um povo em que a altura média são 3 metros (muitos de vocês sabem como valorizo a altura na atracção física pelo sexo oposto - desculpa, AF, o teu 1,94m sempre me pareceu muito bom...até agora!:P - ) e nunca viverei uma tão grande harmonia com a Natureza que me rodeia, e com todos os meus irmãos de espécie, na procura do bem comum (já referi muitas vezes que esse é um dos meus maiores sonhos, um mundo em que todos sejam felizes, ajudando os outros a ser felizes). Como poderia EU não gostar?


Desde o primeiro visionamento que a história me fez lembrar a da bela índia Pocahontas, e ao que li não fui a única a achar isto. A mensagem de protecção ao nosso planeta (que no tempo do filme já "não tem verde"), associada à chamada de atenção para a ganância humana, a qualquer cust, também é algo ingénua e já muito vista (mas claramente nem esta, nem as que temos tido a oportunidade de ver antes têm resultado!). Os diálogos, não achei tão maus quanto li em críticas... É que na maioria, estamos a ver Fuzileiros (talvez seja preconceito, mas não os imagino muito como seres de conversações eruditas), ou nativos de Pandora, que, apesar de terem uma língua própria, me parecem ter jeito para comunicar de muitas outras formas para além da linguagem verbal. Assim, não estava à espera de personagens com um imenso dom de palavra... Os restantes são cientistas, que também não costumam ser propriamente poéticos! (E até valorizei o uso de linguagem minimamente científica, como "sinapse", "transdução de sinal", e coisinhas desse estilo...) Enfim! A esses níveis não achei mau...


A nível visual, esmaga tudo (e perdoem-me aqueles que acham que me deveria conseguir distanciar disso...lamento, mas não consigo!). Acho que é possível ver espalhado pelo ecrã o carinho e esforço que James Cameron dedicou ao parto deste seu bebé (criança prodígio, na minha humilde opinião) e não consigo também ser indiferente a isso. Fui durante algumas horas transportada para aquele mundo magicamente belo e colorido que é Pandora. Parece-me, em momentos, que conseguiram encontrar um mundo assim algures, e foi só filmá-lo directamente!


Não tenho, de todo, um mínimo de skills para crítica a cinema. Tenho de crítica ao que o cinema é para mim: vejo-o como puro entretenimento artístico. Às vezes preciso de entretenimento que me estimule intelectualmente ao máximo, outras, preciso de algo que mantenha o meu cérebro com o mínimo possível de neurónios a funcionar, para relaxar do stress do dia em questão. Normalmente procuro objectos cinematográficos que sirvam para o que preciso em cada momento. Às vezes acerto, outras não. Mas nunca nego um filme que me mexa com os sentidos ao extremo. E "Avatar" fá-lo com uma enorme pinta...


[Destaco os amorosos cinespectadores do Colombo, onde vi pela primeira vez, que fizeram um chiqueiro de pipocas como ainda não tinha visto, falavam como se estivessem num café sobre o seu dia, comentavam cenas em voz alta como se os outros estivessem minimamente interessados na opinião deles, e lançavam "uhhhhhhh's" e outros que tais totalmente descontextualizados. Da segunda vez, no Forum Viseu, foram apenas as pipocas. Hoje, não houve qualquer tipo de problema! Acho que consegui, finalmente...:P]


E vocês, já viram? E o que acharam?:)


Beijinhos azuis:)*

32 comentários:

  1. ainda n vi...mas ando cheia de vontade! Houvesse tempo!

    ResponderEliminar
  2. Irei ver...

    Porém destaco já duas ou três notas:

    - é bom haver cinema para massas com mensagens positivas.

    - admirável é ir ao Colombo e não sair irritada da sala de cinema; muitas vezes, com pena minha (mercê da pouca distância), fujo desse antro que perverte o "ver cinema". É bom sítio para vermos a que ponto chegou a nossa falta de civismo. Uma vez, a pessoa que me acompanhava chamou a atenção a um jovem que atendera o telefone, falando bem alto. O palerma ainda perguntou ainda perguntou arrogantemente: "sabe se era urgente? O que queria que fizesse". Só se calou quando eu, com voz correspondente aos centímetros do seu AF com mais 8 de que disponho em excesso, lhe disse: "obviamente, saía da sala...".

    - é um filme a haver, que mais não seja pela inovação.

    - a minha solidariedade a AF que, como eu, deve sofrer um pouco, quando não obtém lugares a preceito. Eu adoro aqueles da última fila, que só têm a escada em frente. :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho mesmo que ver avatar :D

    Adoro filmes relacionados com a natureza e desde pequenina pocahontas 'e um filme especial pa mim loool

    ResponderEliminar
  4. lol já viste 3 vezes... elah...
    Eu tb quero... mas não sei se conseguirei ir ver :S
    beijoka
    Feliz NAtal

    ResponderEliminar
  5. Eu vi no fim-de-semana passado.
    Adorei, adorei!

    Ia vê-lo outra vez!

    ResponderEliminar
  6. Lia: Vai e depois diz o que achaste:D

    Gonçalo Capitão: Sim, o Colombo é um tormento,e evito ao máximo ir lá. Desta vez teve que ser, porque tinha combinado ir uns minutinhos a um jantar de anos que ia ser lá, por volta das 20h45. Estar lá esses minutos era incompatível com ver o fime noutro sítio qualquer. Porém, só estreou na quinta, e sexta eu já não estava por Lisboa para ver cm o AF. Teve mesmo que ser... Os tais filmes relax, não me costumo importar de ver com mais barulho ou com o chocalhar de pipocas na boca dos outros espectadores, mas curiosamente, nesses até costuma haver respeito! Viva a coerência:X

    ResponderEliminar
  7. Koko: Tens pois! Pandora e a Pocahontas azul esperam por ti:P

    S*: Não percas!:D

    Odalisca: Tu assististe ao meu drama para arranajr os bilhetes para a primeira vez! eheheh Tenta, tenta, que é tão bonitinho!:)

    Olhos Dourados: Então vai:D Da segunda vez atenta-se noutros pormenores,e vêem-se muitas outras cosias bonitas! Ainda bem que gostaste!

    Rainbow: :D Aiiii....Será que ainda haverá uma quarta vez para mim?

    ResponderEliminar
  8. Lmebrei-me de algo que queria ter posto no post, mas acabou por não ficar... Depois de ler muitas críticas (portuguesas e não só), fico espantada como, em termos das estrelinhas que nos guiam à primeira vista, alguns críticos conseguem dar 2 estrelas a Avatar e as mesmas 2 estrelas a Fame... Hmmmm.... :X

    ResponderEliminar
  9. também tenho curiosidade de ver esse filme. parece bue alternativo.

    ResponderEliminar
  10. Hermione: Bom, alternativo não diria:X Mas acho que merece ser visto:D*

    ResponderEliminar
  11. Bom Natal ADEK'zinhaaaaaaaaaaa :D

    recheado de miminhos e sorrisos :D

    beijokitaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  12. Como ainda não vi o filme, digo só uma coisinha: do meu 1.57 m (e cá debaixo as coisas parecem maiores) o teu AF tem 3 metros xD

    ResponderEliminar
  13. Tenho de esperar pelos oscares e ver quantos ganha... depois decido!

    ;)

    ResponderEliminar
  14. Moon Sun Girl: Obrigada!!:D Reenvio os votos pour toi:D

    Ritinha: É um rapazote alto! ehehe:)

    Cirrus: Hmmmmm... Não sei por aí se irá longe:P (Vai lá ver, não custa nada!!:D)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Ando para ir ver, mas só para ano! Bom Natal!;)

    ResponderEliminar
  16. Pff... O meu Avatar teria concerteza 4 metros. Aquilo é tipo a idade dos gatos - tem uma relação de proporcionalidade em relação aos humanos.

    E sim, vais ver pela 4ª vez. Comigo, como é obvio.

    De resto partilho da tua opinião sobre o filme. :)

    ResponderEliminar
  17. ADEK, se obtiver muitos óscares, não vou. É simples. Desde que fui ver o Titanic jurei que nunca mais ia ver um filme que tivesse ganho óscares!

    ResponderEliminar
  18. L'Enfant Terrible: Já falta pouco para o próximo ano:P

    AF: lolol Aguentas mais uma vez?

    Cirrus: LOL Então é aguardar:P

    Girl in the Clouds: Yayyyy! Benvinda!

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  19. Olá! Hoje passei aqui para desejar um Feliz Natal cheiiiiiinho de coisas boas. Muita saúde, amor, felicidade, paz e muitas prendinhas no sapatinho! Beijocas grandes!

    ResponderEliminar
  20. Olá Ana : )


    Concordo contigo!

    O filme está absolutamente fantástico! Transporta-nos para uma realidade em que quase a sentimos - se é que não a sentimos mesmo enquanto estamos a ver o filme (e mesmo depois de o vermos, pelo menos para mim).

    A história é bonita e as metáforas do filme têm um significado muito grande. Tocou-me o coração... é o que posso dizer : )

    PS: Viste o filme com óculos 3D?

    Bom natal e muitos beijinhos***

    (tens um blog muito giro)

    Daniel Campos

    ResponderEliminar
  21. Ana Rita Gomes: FELIZ NATAL!!!!:D E que 2010 traga muita inspiração para peças tão giras como as de 2009 (é que MAIS giras é impossível:P)

    Silvana Nunes: Obrigada! Um óptimo Natal e um 2010 com muito mais amigos ainda:D

    Dani: por estas bandas?:P ehehe Vi o filme com óculos 3D, das 3 vezes:D Fico muito contente por teres gostado! Obrigada pela tua visita:D Beijocas!

    FELIZ NATAL!!*

    ResponderEliminar
  22. Eu ainda não vi o filme, mas neste momento estou muito curiosa e com vontade de o ver...
    Quanto ao cinema, morando ao lado do Colombo torna-se dificil evitá-lo, mas infelizmente já vi muitas cenas tristes como as que contaste...

    ResponderEliminar
  23. Ana Teresa: Vai ver, sim! Depois se não gostares, bates-me:P Pois, eu do Colombo não tenho muito boas memórias em termos de cinema XD

    ResponderEliminar
  24. Está decidido, este é o próximo filme a ver ;)

    Espero que tenhas tido um bom natal ;)

    Beijito***

    ResponderEliminar
  25. Walker Woman: Se fores ver, espero que gostes!*

    ResponderEliminar
  26. Já venho tão tarde comentar isto, lol, mas aqui vai... ainda não vi o filme, mas vi o trailler e a primeira coisa que me saíu pela boca fora quando me perguntaram sobre o que era..foi: uma história do género da Pocahontas :) Não me seduz mesmo nada o 3D por isso estou a espera de ver no sofá.

    ResponderEliminar
  27. Eu gostei muito. E assim que saí do filme os meus amigos levaram logo com a teoria de ser uma Pocahontas do futuro.
    Foi como rever o filme que mais gostava em pequena

    ResponderEliminar
  28. Eva: É uma pena, porque neste flme o 3D vale mesmo o tempo e o preço do bilhete!

    Mimi: Pois:P Soube bem, right?:D*

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar