sábado, 5 de março de 2011

Não gosto assim muito do Carnaval...


Não é para ser do contra, porque o Carnaval até se associa muito à alegria, e adoro ver alegria à minha volta.

Mas quando serve como desculpa para andar mascarado a fazer sustos às pessoas, já não gosto. Já de cara destapada detesto sustos ou abordagens inesperadas, quanto mais quando não faço ideia quem seja!

Ontem ALGUÉM com uma máscara horrível fez-me um "BUUUUU" enorme, quase vindo para cima de mim, e depois fugiu a correr. Nunca saberei quem era.

No ano passado, ALGUÉM com uma máscara horrível mandou-me uns encontrões mansinhos numa festa, e ali ficou naquilo uns minutos, antes de se ir embora. Nunca saberei quem era. Bem que podia ter-me levado a carteira, ter-me atirado ao chão, que eu não saberia quem é. Nem ninguém por aqueles sítios!

Parece-me uma óptima altura para os ladrões e serial killers sairem incógnitos à rua, no meio de tanta máscara. Chamem-me paranóica, mas não acho piadinha nenhuma ao Carnaval por causa disto.

[Gosto dos príncipes, sapos, dinossauros, zorros, princesas, fadas e afins em ponto pequeno, que se vêem a passear na rua de mãos dadas, em pares, com as professoras muito animadas. Todo o mascarado que passe de 1,70m já não me parece bem]

PS: Também me parece uma altura muito propícia para os homens que criticam ferozmente os travestis durante o ano todo, se vestirem de mulheres com um pormenor de que eu não os achava capazes:P

26 comentários:

  1. hj vi um homem aranha de xuxa ahaha que fofo =P

    ResponderEliminar
  2. Compartilho um pouco desse sentimento em relação ao Carnaval... só me lembro de me ter mascarado por vontade própria uma vez e já lá vão uns bons anos.
    Mas ainda ontem andei feito criança a atirar confetis...

    ResponderEliminar
  3. adoro o carnaval nas escolinhas :) de resto.. bahhhhhhh..

    ResponderEliminar
  4. Pedro: ahah esses são queridinhos:D

    ResponderEliminar
  5. André Miguel: Oh, sim! Contra confetis e serpentinas não tenho nada...não tapam a cara de ninguém. E cada um faz que quer, mesmo com as máscaras...mas preferia que não se metessem comigo!

    PS: adoro fazer trancinhas de serpentinas:P

    ResponderEliminar
  6. Kikas: Acho que nas escolinhas tudo tem piada:D Então brincar ao faz-de-conta com a ajuda dos adultos, nesta altura, deve ser o delírio dos miúdos. E tudo o que os faz ficar contentes, deixa-nos alegres tb, right?:D

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo! Eu já tenho mais de 1,70m mas... sou inofensiva! ;)

    ResponderEliminar
  8. Joana: Desde que não ponhas máscaras feias e te venhas meter comigo sem te identificares, não tenho nada contra mais do que 1,70m, até porque eu também tenho mais:D

    ResponderEliminar
  9. Patxy: Qui passa darling? Se quiseres manda mail!

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo! Sobretudo na parte dos homens que se vestem de mulher. Há coisa mais deprimente? :p
    Ps. Se eu me mascarar de Luz Rodrigues e te pregar um susto, ficas muito chateada comigo? :p
    ***

    ResponderEliminar
  11. AF (por momentos pensei que fosses o André! ahaha): Oh pa, acho mesmo preferível que te mascares de Michael Myers, ou Freddy Krueger... De Luz, metes-me medo mesmo sem te aproximares muito:P

    ResponderEliminar
  12. Hi,
    I am a hobo that was just passing through. I like your site, so now I’m following you.
    Thanks!
    Signed, hobo

    ResponderEliminar
  13. Acho que vais ficar, ou ja estas, com trauma ao carnaval hahah
    bjinhos

    ResponderEliminar
  14. The Spiritual Hobo: Thanks for following me:P

    All the right moves: algo parecido com isso:P eheh

    ResponderEliminar
  15. Olá.
    Permite-me discordar de ti.
    Gostar ou não de algo tem muito a ver com a cultura. O Carnaval, como outras coisas, é uma "construção cultural", logo és muito influenciada pelas tradições do meio que te rodeia. Se morasses num sítio com tradição no Carnaval ias adorar! Todos os teus amigos iam e ias começar a preparar a festa pelo menos com 15 dias de antecedência! Eu próprio nunca achei grande piada até ir a primeira vez! Fiquei fã... Posso-te até dizer que à 3 anos passei o Carnaval em Veneza a pensar que bom que seria estar em Ovar!

    Concordo que pessoas com máscaras é assustador porque nunca se sabe quem está por ali. Mas essas são uma pequena parte de todas as que vão! A maior parte do pessoal não vai assim porque não tem piada. Ninguém te conhece, e os outros não dão grande bola a desconhecidos! Além do mais, o Carnaval (aqui pelo menos) não vive de sustos mas de brincadeira!

    Faço-te um desafio:
    Anda com um grupo de amigos passar o Carnaval a Ovar. Vens cedo, jantam todos por lá, e depois aproveitam a "noite mágica". Acontece todos os anos de segunda para terça!
    É uma experiência única, ao nível das melhores festas que se fazem no país! Não te esqueças de vir mascarada (quanto mais a rigor, melhor) e vais ver que vais adorar! Aposto que ias mudar a tua ideia do Carnaval!!!

    PS: Também já fui de mulher e de noiva, porque no Carnaval ninguém leva a mal!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo (lol): Compreendo perfeitamente o ponto de vista, e é provável que tenhas razão. Num sítio onde levem as coisas a sério, aposto que ia achar piada (como em Ovar, como sugeres). Dou o exemplo das Cavalhadas de Vildemoinhos, com as quais cresci, e para a maior parte das pessoas que venham de fora não passa de um conjunto de carros alegóricos a desfilar pelas ruas da cidade, com cabeçudos, muitos tambores, cavalos, e coisas que à partida até fazem lembrar bastante o Carnaval (excepto passar-se no dia 24 de Junho). Para nós, na cidade, é um momento muito interessante, a que nos últimos anos nem tenho conseguido assistir mas com muita pena minha. Para quem cresceu com o Carnaval, acredito que seja um momento muito esperado do ano.

    Vais-me permitir também discordar, mas penso que se fosse assim do nada a Ovar, também não ia ser uma coisa do outro mundo para mim. Não cresci com essa tradição, e agora aos 24 anos, sem tradição e sem ser o meu tipo de coisa, talvez não vibrasse tanto. Tal como não vibro grandemente com o S. João do Porto, apesar de muita gente adorar. É conforme o gosto (e não vou dizer com certeza que não iria gostar, porque só experimentando, como dizes).

    Mas se formos pelos locais com tradição, ficamos um pouco enviesados, porque apesar de tudo são muitas as terras por esse Portugal que têm as suas próprias tradições de Carnaval... Mas realmente Ovar é uma das mais faladas:)

    Concordemos numa coisa então: não posso dizer que não gosto antes de experimentar. Esse tipo de Carnaval...

    O tipo de Carnaval que tenho visto por aqui em Lisboa, realmente não me diz nada de positivo, excepto quando são crianças mascaradas:) Ainda ontem vi uma rapariga de pijama de lã na rua, e com uma chupeta na boca... Uns 30 anos, assim no meio do Shopping. No meio de centenas de pessoas a passear, sem nenhum tipo de alusão ao Carnaval. Não "levei a mal", mas acho um pouco ridículo, e nunca me apanhavam assim no meio da rua tão descontextualizada.

    Para terminar, digo que quando são coisas a preceitos, e as pessoas gostam do ambiente, não tem nada a ver. Aliás, por vários anos pensei programar ir a uma festa de Carnaval numa discoteca, ou algo assim, e fazer uma máscara gira e mais ou menos elaborada. Nunca tive paciência, porque as minhas ideias eram demasiado megalomanas para o tempo que tinha disponível na altura... Agora já simplesmente me passou a vontade. Talvez quando tiver filhotes, eles me incentivem:P ehehe

    Para quando houver oportunidade, fica a promessa de que ponderarei essa sugestão que deixas.

    Obrigada pelo comentário!:)

    ResponderEliminar
  17. PS: A minha resposta ao comentário ficou mais avantajada do que o comentário, e mesmo o post a que diz respeito! Shame on me:)

    ResponderEliminar
  18. ahaahh

    Talvez eu seja um bocado anti-social, mas não consigo achar piadinha nenhuma ao Carnaval.

    ResponderEliminar
  19. Corroboro a tua opinião. Carnaval nhac...! não curto muito.

    ResponderEliminar
  20. S*: Acho que tem a ver com gostos, mesmo. Não faz de ti anti-social:)

    Jota Ene: pois:X

    ResponderEliminar
  21. Então eu posso mascarar me à vontade que tu assim já achas piada :P

    ResponderEliminar
  22. @adek

    Se te fiz pensar e talvez mudar (um bocadinho pelo menos) de opinião sobre o Carnaval já fico feliz! Acho que lhe deves dar outra oportunidade vais ver que é uma boa altura para alegrar o espírito.

    É curioso que no fim de semana tive amigos de Lisboa a visitar-me e tiveram a oportunidade de ir a Ovar e ficaram encantados. Disseram que por Lisboa não havia festas destas, e prometeram vir para o ano, talvez com reforços!

    E vir a Ovar sim, mas acompanhada claro. Se caísses lá no meio de para-quedas certamente que não ias achar grande piada porque não estávas tão integrada. Mas trazendo um grupo de amigos (não precisa de ser muito grande) para te sentires à vontade vais ver que vão adorar!

    PS: E nada de máscaras que tapem a cara, isso inibe as pessoas de brincarem pois não sabem que está do lado de lá.

    AC

    ResponderEliminar
  23. Odalisca: De carinha destapada pode ser:P

    Anónimo (AC): É a segunda vez que escrevo este comentário, porque da outra vez apeteceu ao meu pc por-se com manias e não publicar:P

    Basicamente tinha escrito que não prometia, mas que se vier a haver oportunidade tentarei ir a Ovar no Carnaval. Mas como o termo "diversao" tem sentidos muito diferentes de pessoa para pessoa, mesmo que eu não me divirta muito, não invalida que a festa por aí seja divertida:) Há o espírito, há a tradição. Aqui por Lisboa realmente não há nada assim parecido, e para além das crianças, que saem à rua mascaradas, os adultos que vivem o Carnaval no meio da rua não são do mais agradável para mim (a tal questão de se meterem comigo de máscara? arghhhh...mas meterem-se sem qualquer tipo de piada....detesto!).

    Talvez um dia me digne a orientar com tempo um disfarce para mim (sempre imaginei que seria uma Cleopatra a rigor, ou uma Morgaine le Fey:P) e passe a gostar:)

    E a identificação do sr anónimo, não pode ser?:)

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  24. Eu também não gosto quando é assim com máscaras! Mas se for só o fato e a cara destapada, já não me importo.

    ResponderEliminar
  25. Olhos Dourados: nem mais! Com máscaras também não me importo se não se meterem comigo:P Mas prefiro sem máscara, mesmo!

    ResponderEliminar