sábado, 11 de abril de 2015

#Tiago

     Conheci a história do Tiago e seus pais via Facebook, mas com sinceridade não me lembro de muitos pormenores do dia, ou do momento. Lembro-me sim de ficar encantada com o sorriso lindo daquele menino que via nas fotos, e que segundo lia, tinha tantas sequelas da prematuridade com que nasceu. “Não vai andar, não vai reconhecer ninguém, vai ficar equiparado a um vegetal” – diziam os médicos. Os pais sempre se prontificaram a mostrar toda a história do Tiago, com relatórios médicos, facturas das despesas, e todo o portfolio do que tem vindo a ser feito, desde início. A paixão, honestidade e sinceridade dos papás impressionou-me desde logo. 

     Do dia em que pude, finalmente, dar uma beijoca gorda na bochecha do Tiago, já não esquecerei cada pormenor. Tenho cada momento na minha memória! O abraço à mãe Sandra e ao pai Ricardo, a primeira vez que pude ver o Tiago à minha frente, tocar a sua mão delicada e… vê-lo a comer um gelado enorme como se não houvesse amanhã! O Tiago é um comilão, e dessa fama nunca se safará perante mim :) As perguntas que fiz, a que os papás devem responder milhares de vezes, mas não deixam que o aborrecimento se apodere deles, e falam do seu filhote sempre com um brilho especial nos olhos… “Como era ele há algum tempo atrás? Mexia assim as mãozinhas em movimentos tão delicados?” –perguntava eu, curiosa e com vontade de saber mais sobre aquele menino fascinante que não me parecia nada “vegetal”… Mas parece que algum tempo antes, não muito, não praticava todas as “habilidades” que eu naquele momento via. 

     Desde esse dia, apesar de vários kms a separar-nos, senti-me inseparável do Tiago. Eu, e todos os familiares que estavam comigo naquele dia. O Tiago passou a ser parte da famíllia: um membro que acompanhávamos mais via FB, sms ou telemóvel, mas que cada vez que me deu o prazer de estar comigo fisicamente, me demonstrava cada vez mais evolução, mais vitórias, e mais frutos da coragem e perseverança. 

     O Tiago é um menino especial, porque os pais também o são. Ou os pais serão especiais porque o Tiago o é? Não sei bem, mas imagino que as pessoas especiais, lá na dimensão onde hipoteticamente se escolhe com quem passar a vida, se escolham umas às outras. E o Tiago não podia ter escolhido melhor, tenho a certeza! Sei que o Tiago vai vencer todos os obstáculos, como tem vindo a fazer a cada dia que passa. 

     A família Coelho é uma família-maravilha, um exemplo para quem olho nas alturas mais difíceis, e mesmo sem saberem, me dão força muitas vezes nas palavras que dirigem ao mundo (e nas que me dirigem especialmente a mim também). Há pessoas marcantes, e vocês são uma família linda de pessoas dessas. Obrigada por nos deixarem fazer parte da vossa vida. 

     Obrigada por nos brindarem com a vossa esperança. Obrigada por me inspirarem a escrever coisas TÃO lamechas, mas que são sentidas na sua plenitude, e não estou a colorir o texto apenas para ser postado na página do Tiago. Cada palavra é a mais pura das verdades. OBRIGADA!

     

2 comentários:

  1. Obrigado Ana, sabes que para nós vocês são e serão mais que amigos,
    vocês são e serão como família, serão irmãos.
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho para vocês, família linda! :D

      Eliminar