terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Gostava mais do cinema no tempo do escudo.

Desde que entrou o euro os preços dos bilhetes de cinema dispararam. 

Tenho no meu baú de memórias um bilhete para o Senhor dos Anéis a 450 escudos, e um para o Senhor dos Anéis 2 no ano seguinte a 4,50 euros. Na semana passada estavam a 6,30 euros. Esta semana a 6,60 (preços no Fórum Viseu). Não quero parecer as velhotas que contabilizam tudo em escudos, mas basicamente em cerca de 10 anos o preço subiu dos 450 escudos para 1323 escudos. 

Agora é o aumento do IVA. No trimestre que vem vá-se lá saber o que é. E de mansinho, de mansinho, lá há-de o primeiro dígito do preço passar a 7...

Tive esperança que eles absorvessem o valor do IVA e para já não aumentassem o preço dos bilhetes. Não o fizeram, por isso voi boicotar algumas idas ao cinema das muitas que costumava cumprir. 

Hoje era dia de ir, e já não vou. Poupo 6,60, já me cobre o aumento que eles fizeram para 22 entradas. É menos uma pessoa que têm na sala (duas, porque nunca vou sozinha). Mas "grão a grão..." não é? E tem sido muito grão, vendo as salas tão vazias...

18 comentários:

  1. Oh, é uma tristeza!

    Se se poupa ficamos bem, mas se não vamos daqui a algum tempo nem cinema há, pois ninguém vai.
    Esperemos que melhore.

    Fique bem

    ResponderEliminar
  2. lol aos 40: Assim a aumentarem não me parece que melhorem...

    ResponderEliminar
  3. eu vou cada vez menos ao cinema. acho que em 2011 só fui duas vezes... poupa-se e vê-se em casa no quentinho :)

    ResponderEliminar
  4. Hermione: Eu vou (ia) quase todas as semanas - cartão zon:P Não é que seja impossível continuar a fazê-lo com o aumento de 30 centimos, mas é uma questão de princípio, acho...

    ResponderEliminar
  5. Já não vou ao cinema desde o harry potter e as reliquias da morte parte 2 e anteriormente tinha ido ver o harry potter e as reliquias da morte parte 1.
    Quer isto dizer que apesar de ser mesmo fã de cinema, só lá vou porque é um filme especial e como apaixonado que sou pelo harry então era inevitável. Pelo demais os preços são proibitivos. Aqui em Bragança temos apenas 3 salas e vamos breve, ficar sem nenhuma pois vai mesmo fechar dada a pouca afluência do publico. É um pena? de certeza que é. Mas estamos numa época em que 6 euros e tal são muitos euros... Enfim. Melhores dias virão e o cinema voltará para este "fim do mundo" bjs

    ResponderEliminar
  6. O cartão zon ajuda muito. Infelizmente o pessoal aproveitou todo para aumentar bem os preços, nem foi só nos cinemas. O meu Alvaláxia continua a ser o mais barato a €6,30 mas já começa a doer um bocado.

    Isto é um incentivo à pirataria...lol

    ResponderEliminar
  7. Oscar Tomé: Oh, pois... Em Viseu imagino que também haja salas a mais... Sempre que vou estão mais ou menos às moscas. No entanto continuam a fazer preços de topo... Enfim!

    ResponderEliminar
  8. Jedi: Também tenho cartão Zon, e pago só metade. Mas não invalida os preços parvos que estão a praticar... E é uma questão de princípio. Querem pedir o que querem (um absurdo) e eu tenho o direito de mostrar a minha posição não indo (ou indo menos, pronto). O Alvalaxia, dentro dos cinemas Zon, é dos mais acessíveis em termos de preço, e também os mais apetecíveis em termos de público. As pessoas são, na generalidade, mais respeitadoras. Se calhar já nos cruzámos por lá ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro ir ao cinema, mas cada vez mais o preço vem aumentando, então vou mais só quando é lançamento dos filmes que eu realmente quero muito assistir. Mas como adoro filmes, quando não é no cinema, assisto em casa mesmo *-*

    Adorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Aproveito para lhe convidar à conhecer meu site e se gostar, segui-lo.

    Fashion World Feminino | Fan Page | Twitter

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. Dou-te completamente razão...Não sei aonde isto irá parar! Com o meu espírito de velhota (será?) reduzo tudo a escudos e vejo o tombo que levámos desde o aparecimento do euro! As pessoas fazem como tu...retraem-se e não vão ao cinema, ao teatro, não compram livros e reduzem-se à televisão! Hoje estive na Fnac e bem vi as pessoas sentadas nos cantinhos bem agradáveis, a lerem... marcam a página e, no dia seguinte, lá vão continuar a leitura...Eu não consigo fazer isto e, lá vou comprando porque os livros são a minha paixão mas...muito menos, muito menos...Qualquer dia vou passar a reler aqueles que já tenho há muitos anos e quem sabe se não descubro coisas novas nesta segunda leitura??
    Beijocas, mil!
    Graça

    ResponderEliminar
  11. Gleyce K: Obrigada pela visita, e fica a sugestão do seu blog. Visitarei com certeza!

    ResponderEliminar
  12. Querida Graça: Sabe bem como adoro as minhas velhotas nas consultas e enfermaria:P E acho giríssimo quando aparece alguém a quem o euro não diz absolutamente NADA!:D Agora vamos lá esclarecer uma coisa: por mais que pense em escudos (é normalíssimo, visto que viveu mt tempo com eles) NUNCA será dessas velhotas... E porquê? Porque não é velhota:P Nem nunca a verei como ta! Eu até agora continuava a ir muito ao cinema, mas terá que mudar. Não podem só fazer o que eles querem, certo?

    ResponderEliminar
  13. É muito caro ir ao cinema é, mais ainda se comprares pipocas e isso e também notei a disparidade dos preços em tudo quando passamos para o euro, agora já me habituei.

    ResponderEliminar
  14. Miss Murder: Pois...eu também já me habituei, mas não concordo... :X

    ResponderEliminar