segunda-feira, 1 de julho de 2013

Querida Nonô #3

Hoje começa uma semana nova...ou começou ontem, que nunca percebi muito bem disto do início da semana ser às segundas ou ao Domingo. E é a primeira semana deste ano em que não vou ter qualquer tipo de contacto físico contigo, nem na barriga, nem na incubadora, ou a olhar para ti. Dói esta saudade. Saudade de ti, saudade da antecipação de todos os planos que tinha, saudade do que nunca chegámos a ter.

Sabes que iamos ter uma festa de Natal muito bonita aqui na casinha nova? Com a família toda, e muitos sorrisos por a família ter crescido? 

Sabes que ias ter uma festinha de aniversário muito muito cor-de-rosa, com um vestido de princesa, e quem sabe mesmo uma tiara, muitos confetis [muita pirosice, claramente] mas muita alegria? E ias receber muitos presentes, mas no fim escolhias um ou dois, e os outros iamos entregar a outras princesas que tinham menos do que tu, para aprenderes desde pequenina que nem todas as meninas do mundo tinham a mesma sorte que tu?

Sabes que iamos passear muito em jardins, parques, tudo o que fosse bonito (e se saísses à tua mãe ias ter que tomar muito aerius, porque esses sítios, apesar de lindos e completos iam com certeza deixar-nos muito fungosas)? 

Ias conhecer Viseu, a terra onde a mamã cresceu, ias ouvir todas as histórias da minha infância, e talvez viver algumas tuas lá também. 

Ias brincar com o teu priminho Martim aos carros, e talvez ele aceitasse brincar um bocadinho às bonecas contigo, porque eras mais pequenina e se calhar ias despertar um instinto protector nele, e iamos levá-lo a fazer muitas coisas connosco. 

Sabes que a casinha de bonecas da avó Maria ia ser para ti? E iamos brincar tanto com ela! Eu iria dizer a todos com um ar meio enfadado "oh, é minha filhota, claro que tenho que brincar com ela ao que ela quiser" mas era só para disfarçar, porque eu estava tão ansiosa para brincar a tudo contigo! Aos legos, às Barbies, às bonecas de pano, a todos os jogos que quisesses. E agora até já há Legos para menina! Ia-te comprar tantos para brincarmos juntas.

Sabes que iamos à praia, construir muitos castelos na areia [mas ainda não tinha decidido se iamos muito tempo à água, porque sabes como a mamã não gosta muito da água fria do mar, e de sair de lá a colar...manias parvas, talvez!]. 

Sabes que ia ensinar-te a tocar piano, e iamos cantar muito e quem sabe chatear os vizinhos ao limite [mas não fazia mal, porque eles têm um cão chato que não se cala, e até já tentou moder um sapato do papá].

Sabes que iamos visitar muito as titis da UCIN, para te lembrares bem onde tinha sido o teu primeiro lar?

Sabes que ias correr por esta casa fora, e iamos ver todos os filmes da Disney nas minhas tardes livres, mas mal ouvisses barulho na porta ias a correr para lá, porque sabias que o papá estava a chegar, e então iamos os 3 fazer algo muito especial?

Sabes que iamos fazer uma grande festa de casamento pela Igreja dos teus papás, e juntar o teu baptizado, lá para Junho do próximo ano? Porque tudo aconteceu em Junho...a mamã e o papá casaram, a mamã nasceu, tu nasceste, e agora tu faleceste. Mas mais importante do que tudo, fomos os 3 muito felizes em Junho. E agora é mais isso que temos que comemorar. 

Tantos planos que ficaram em stand by. Consola-me saber que os vivi intensamente na minha cabeça enquanto lutavas dentro desse corpinho indefeso, e que ias adorar fazer isto tudo com os papás. Tenho a certeza. Consola-me mais um pouco saber que podemos, talvez, um dia, fazer tudo isto com outro alguém que nos envies para amarmos. Os teus possíveis maninhos não serão tu. Não serão a nossa Leonor, mas serão também amados incondicionalmente como tu, e talvez com um nadinha mais de sensação de que todos os dias podem ser os últimos. E vamos aproveitá-los todos. TODOS. Porque nos ensinaste isso, e porque mereces ser honrada dessa forma. E se calhar os teus possíveis maninhos mereciam um anjinho da guarda muito especial, e vieste abrir caminho para eles.

A mamã tem muitas saudades tuas. E ama-te para além de tudo e para sempre. 

8 comentários:

  1. Meus queridos Adek, André e Nô,

    na minha ausência, na minha falta de tempo, nas minhas minudências da vida não vos pude acompanhar em tão intensa história de amor. Nada é o fim, mesmo que pareça um epílogo.
    A Nô estará feliz e a brincar sem dores, a fazer outros felizes e vocês cicratizar-se-ão no forte amor que vos une e se notaram a cada corajosa escolha do caminho.
    Não posso dizer mais do que estou aqui. o meu mail é smjfilipe@gmail.com e estou aqui.
    um beijo que una as duas partes do mundo: a tangível, onde a Nô este, e a intangível, onde a Nô estará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Vou agradecer-lhe por mail a visita. Beijinho*

      Eliminar
  2. ADEK, os teus textos tocam o coração de quem os lê... Beijinho e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sentidos e sinceros. Com muita saudade da Nô e muito orgulho nela!

      Eliminar
  3. Ana muita força... Os seus planos eram lindos nunca os esqueça apesar de toda a dor... A Nô vai estar sempre a olhar por vocês e a dar-vos toda a força... De certeza que está muito orgulhosa dos seus papas que lhe mostraram o que é amar incondicionalmente...

    Beijos Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que ela está orgulhosa de nós como nós dela. Mas a saudade permanece... Obrigada! Beijinho*

      Eliminar
  4. Um beijinho grande e um abraço apertadinho...

    ResponderEliminar