segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Uh, medo medo medo:P (Feliz Samhein)

Ora, antes de sair por aí para assombrar a cidade, espalhar o terror pela vizinhança e traumatizar todas as criancinhas que tiverem coragem de pôr o nariz fora de casa numa noite tão fantasmagórica como esta, deixo aqui breves notas sobre este 31 de Outubro, tão mítico no calendário mundial desde os nossos ancestrais...

Tudo começa no século V a.C., quando na Irlanda Céltica se comemorava oficialmente o fim do ano no dia 31 de Outubro, coincidindo com o final do Verão, num feriado denominado Samhain. Várias lendas defendiam que naquele exacto dia, os espíritos desencarnados de todos os defuntos do ano retornavam ao mundo dos vivos em busca de corpos para possuírem no ano seguinte... Acreditava-se que essa era a única esperança depois da morte. Mas muito bem que todos queriam ver os mortos felizes (lol) mas ninguém estava disposto a ceder o seu adorado corpinho a nenhum deles. Desta forma, era necessário arranjar uma estratégia infalível contra este flagelo que era a breve noite em que todas as leis de tempo e espaço eram suspensas, permitindo aos espíritos um inter-relacionamento com os vivos (não muito benéfico para estes últimos, como já deu para perceber:P). E que resolução era tomada? Na noite de 31 de Outubro, todos os esforços para tornarem as respectivas casas desagradáveis eram tomados: as lareiras eram apagadas, a escuridão e o frio reinavam, as roupas usadas eram literalmente fantasmagóricas, e realizavam-se desfiles barulhentos e tão destrutivos quanto possível... Desta forma, esperavam afastar os espíritos impróprios.

Já durante a era Romana, estas práticas celtas eram adoptadas como se tivessem tido origem na sua própria cultura, apesar de, com o decorrer do tempo, passar a praticar-se este tipo de cerimónia mais como um costume do que por crença.

Quando á palavra Halloween, tem origem na Igreja Católica, na contracção da expressão "All Hallows Eve" (Véspera do Dia de Todos os Santos). O costume do Halloween vem também acompanhado de conceitos como a abóbora iluminada, ou o tradicional "Doçura ou Travessura" (pensei em escrever em Inglês, porque em português fica estranho...fica com um ar meio abrasileirado, e para isso já chega o Alberts, as novelas e as músicas da treta, mas há que defender a nossa língua!). De qualquer maneira, o contexto histórico desdes últimos costumes mencionados ficam para o ano, porque se desenvolvo tudo hoje, nunca mais poderei falar no Dia das Bruxas, e não queremos isso né? (Nem queremos um post de Kms, como é habitual, pelo que me fico por aqui...)

Divirtam-se, assustem-se, amedrontem-se, que elas andeeeeeeeeem aí....Abóboras, gatos pretos, velas negras, vassouras, verrugas no nariz, botas de fivela, chapéus pontiagudos, feitiços... Uh medo medo medo!!!;);)

13 DARKo kisses da DARKo girl nesta DDDDDARKKKKKKK night...

P.S: One, two, Freddy's coming four you...:P

3 comentários:

  1. I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

    ResponderEliminar
  2. Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

    Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

    Get these Degrees NOW!!!

    "BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

    Get everything within 2 weeks.
    100% verifiable, this is a real deal

    Act now you owe it to your future.

    (413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

    ResponderEliminar